top of page
Foto do escritorAgência Nobleman

Marca brasileira (com sotaque francês) faz moda sustentável de pais pra filhos

Atualizado: 20 de set. de 2021


De acordo com a Associação Brasileira da Indústria PET (Abipet), 77 mil toneladas do plástico deixam de ser largadas anualmente no ambiente para virar matéria-prima de vestuário. A H&M, que começou um programa para transformar roupas usadas em novas, e Gucci, que baniu o uso de peles de animais em suas coleções, são algumas das marcas mais famosas que estão investindo na moda sustentável, segmento que fomenta o consumo consciente e produz roupas feitas de materiais orgânicos e recicláveis. E Aqui no Brasil, a timirim, marca de roupas com foco em qualidade para a primeira infância, é a nossa representante na produção ecologicamente correta. Tudo começou quando duas francesas que chamam São Paulo de casa – Ninon, engenheira ambiental, e Julie, profissional de administração e finanças - decidiram se juntar para empreender em torno de um negócio justo e sustentável, que as conectasse plenamente com o país que as recebe. Seguidoras dos princípios da moda sustentável que cresce na Europa, elas criaram em 2017 a timirim.

As roupas da marca são feitas 100% de algodão pima orgânico certificado, muito confortável para a pele mais sensível e permeável dos bebês. O pima, que cresce no Peru, é considerado a seda da América Latina e um dos melhores algodões do mundo. Por ter fibras de comprimento maior, o toque é muito mais gostoso e macio do que o de um algodão clássico, e ele é totalmente puro e hipoalergênico. Por ser orgânico com certificado GOTS, o meio ambiente fica preservado, assim como as pessoas que trabalham no campo. As estampas da timirim foram criadas pelo mestre da xilogravura pernambucana, o artista J.Borges, trazendo um toque do sertão e muita vida e graça para as roupas. Inovação trazida da Europa, alguns modelos da timirim foram pensados para diminuir a manipulação dos bebês e aumentar a praticidade para os pais. O body kimono (com abertura frontal) e o pijama troca fácil (que funciona como um saco com abertura nas pernas para facilitar a troca de fraldas) já conquistaram pais que vivenciaram noites menos complicadas, entre fraldas e roupas sujas.

Todos os modelos têm cortes que facilitam o desenvolvimento motor do bebê, para que esteja mais livres para fazer aquela bagunça. E as costuras são planas e sem etiquetas. O fio de algodão pima orgânico é importado do Peru, e todas as etapas de transformações até chegar na peça final são realizadas no estado de São Paulo. As estampas da coleção são impressas na parte externa com tintas à base de água, sem metais pesados, evitando assim a poluição de águas e deixando a malha em contato com a pele do bebê o mais pura possível. Os botões de pressão não contêm chumbo ou níquel, e as embalagens são todas de material reciclado ou reciclável, e não há uso de plásticos. Os retalhos da confecção são reduzidos e também reciclados. Seu filho vai aprender a preservar o meio ambiente, que no futuro será dele, antes mesmo de dizer suas primeiras palavras.


bottom of page