top of page

Will Smith agride Chris Rock e ganha o Oscar de melhor ator

Atualizado: 31 de jul. de 2022



Já vinha se repetindo há alguns anos uma sequência de provocações e piadas do ator Chris Rock, sobre Jada Pinkett, mulher de Will Smith, mas foi na noite de 28 de Março, durante a premiação do Oscar de 2022, que o ator Will Smith resolveu defender a sua esposa de um jeito diferente.

Chris Rock estava discursando no palco do Oscar, quando resolveu fazer uma piada sobre a condição física da mulher de Will Smith, “Jada, te amo, mas espero te ver no próximo G.I Jane - 2” – ironizando o fato que o filme G.I Jane, protagonizado pela atriz Demi Moore, a fez raspar a cabeça para interpretar a personagem, condição da qual a mulher de Will Smith também compartilha, porém Jada Pinkett ficou careca por conta da alopecia, uma doença que causa queda de cabelo.


Após essa piada, a maior parte das pessoas presentes estavam rindo, inclusive Will Smith, porém, Jada se mostra nitidamente desconfortável, mesmo com Chris Rock comemorando a piada e dizendo “Essa foi das boas!”, nesse momento, Will Smith levanta e vai até o palco dar um tapa na cara de Chris Rock. Inicialmente a maioria das pessoas continuaram rindo e aplaudindo, acreditando que havia sido apenas um tapa falso de Will Smith, para fingir que defendeu a esposa, porém Chris Rock ficou em choque e reagiu apenas dizendo “Will Smith acaba de me dar uma surra” enquando Will Smith responde “Tire o nome da minha esposa da porra da sua boca”, Chris Rock fica surpreso e tenta se justificar dizendo que foi só uma piada sobre G.I Jane, mas Will Smith repete ainda mais alto “Tire o nome da minha esposa da porra da sua boca!”

Após isso só resta à Chris Rock, dizer que irá parar com as piadas sobre a mulher de Will Smith, e continuar sua apresentação do Oscar dizendo que “Esta foi a maior noite da história da televisão”.



Após essa sequência de acontecimentos, Will Smith acabou sendo o ganhador do Oscar de melhor ator pelo filme King Richard: Criando Campeãs (que retrata a história das tenistas Serena Williams e sua irmã), pode ser que Will Smith tenha que devolver o Oscar. Will Smith foi visto rindo e posando com fotos após sua vitória, enquanto figurões da indústria se manifestavam, o diretor de ”Ligeiramente Grávidos“ criticou Will Smith em um tweet, que posteriormente foi excluído: “Ele poderia tê-lo matado. Isso é pura raiva e violência fora de controle. Eles (Will Smith e Jada Pinkett) ouviram um milhão de piadas sobre eles nas últimas três décadas. Eles não são novatos no mundo de Hollywood e da comédia. Ele perdeu a cabeça”. O comediante Fortune Feimster também deu seu pitaco: “Alguém na platéia invadiu o palco na sexta à noite durante o set de abertura e tentou jogar o alto-falante, começou a dar golpes nas pessoas que tentavam detê-la e empurrou um guarda de segurança. São tempos assustadores. Então, não, eu não acho divertido alguém ser atropelado no palco”.



O código de conduta da Academia, lançado em 2017 após o escândalo sexual que atingiu a indústria cinematográfica, enfatiza a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”. Na época, a CEO da AMPAS, Dawn Hudson, escreveu aos membros: “A adesão à Academia é um privilégio oferecido apenas a alguns poucos dentro da comunidade global de cineastas. Além de alcançar a excelência no campo das artes e ciências cinematográficas, os membros também devem se comportar de forma ética, defendendo os valores da Academia de respeito à dignidade humana, inclusão e um ambiente de apoio que promova a criatividade. Não há lugar na Academia para pessoas que abusam de seu status, poder ou influência de uma maneira que viole os padrões reconhecidos de decência. A Academia se opõe categoricamente a qualquer forma de abuso, assédio ou discriminação com base em gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade. O Conselho de Governadores acredita que esses padrões são essenciais para a missão da Academia e refletem nossos valores”.



Levando em consideração essas palavras, Chris Rock também pode ser punido, por conta de sua piada ironizando a condição atual da esposa de Will Smith, mas no caso de Chris Rock, que não tem um Oscar, a punição pode vir em forma de banimento em convites para apresentar cerimônias ou prêmios da Academia.



bottom of page