Nas últimas semanas o lançamento de uma nova rede social tem dado o que falar, após um grande número de famosos ter anunciado seus perfis na plataforma, como Mark Zuckerberg, Elon Musk, Opra Winfrey e etc.
O Clubhouse chegou no mercado propondo além de exclusividade, aquilo que muitos chamam de network high level, ou seja, a possibilidade real de fazer contato com famosos e pessoas da alta sociedade.
Basicamente esse aplicativo é uma rede social para bate-papo em formato de áudio, se parece com um podcast (ou com o famoso aplicativo Discord), mas o Clubhouse possui alguns diferenciais, as salas de bate-papo online acontecem ao vivo, não é possível assisti-las após a finalização e também não é permitido gravar a conversa, regra que está bem clara nas diretrizes do aplicativo.
Mas como funciona essas salas?
As salas de bate-papo funcionam de maneira parecida com as mesas-redondas em eventos e debates, isso porque existe a função do moderador que é quem define o tema, inicia a conversa e tem o poder de convidar outros usuários da audiência a participarem como oradores, que seriam os palestrantes.
Qualquer pessoa que tenha seu perfil no Clubhouse pode participar como ouvinte de qualquer sala que seja pública e também pode sair a qualquer momento sem que isso seja anunciado ao restante das pessoas. Além de poder participar de das salas de bate-papo, você também pode criar sua própria sala e dar o tom do assunto que você gostaria de conversar, para que outras pessoas interessadas também possam entrar na sua sala e se juntar à conversa, assim como aconteceu quando um grupo de fãs estavam conversando sobre a cantora Anitta numa sala e ela resolveu entrar pra bater um papo com eles.
Diversas celebridades têm participado de bate-papos interessantes e atraído uma grande plateia que se sente mais próxima de quem gostaria de conhecer frente a frente.
As temáticas abordadas dentro do aplicativo são múltiplas, indo de conteúdos de formação profissional à discussões cotidianas que poderiam ser feitas em uma mesa de bar, e é isso que parece ser o intuído do Clubhouse, um espaço de conversas e expressões autênticas.
Entretanto, apesar de ser aparentemente muito democrático o aplicativo só está disponível, até o momento, para os aparelhos celulares com sistema IOS, ou seja, para usuários de Iphone.
A empresa já divulgou que em breve a rede social também estará disponível para o sistema Android, porém não especificaram a data.
Outra questão que tem preocupado quem quer usar o Clubhouse é a necessidade de convite para não precisar aguardar na fila de espera. Quem já é usuário da rede social possui dois convites para enviar à pessoas que ainda estão nessa fila de espera. O que muita gente não sabe, é que independente de ter sido convidado ou não, após baixar o aplicativo e se cadastrar, o perfil entra automaticamente na fila de espera e quando isso acontece todos os usuários do Clubhouse que tem seu numero na lista de contatos do celular, recebem uma notificação avisando sobre o desejo desse novo usuário de entrar para a comunidade. E assim, qualquer pessoa do seu ciclo de amizade que já tenha um perfil ativo no Clubhouse pode te enviar um convite para que você também possa ter acesso total ao aplicativo.
Mas muito cuidado! Caso você já tenha seu perfil ativo no Clubhouse, pense bem antes de enviar um de seus convites para qualquer pessoa, pois caso algum usuário quebre alguma regra descrita nos termos de uso do Clubhouse, tanto o usuário, quanto quem o convidou, serão permanentemente banidos do aplicativo.
Enfim, o mundo já estava cada vez mais virtual, e o ano de 2020 acelerou ainda mais esse processo. Novas formas de se conectar vêm surgindo, buscando diminuir as distâncias, desburocratizar e entreter a vida humana. A nova rede social Clubhouse tem crescido e ocupado um lugar de destaque com a proposta de conectar as pessoas através da palavra e da voz. E dessa forma tem chamado muita gente que deseja agarrar com unhas e dentes a oportunidade de encontrar pessoas interessantes e aprender com elas. E você, vai pegar ou largar?
Comentarios